Neste conteúdo, Dr. Honassys responde a uma pergunta feita por um ouvinte durante um bate-papo em uma rádio de sua cidade natal, Bom Jesus da Lapa: "Quais são os sinais do glaucoma?"
A diferença entre "sinal" e "sintoma" é fundamental na prática médica e na comunicação sobre saúde:
Sinais: São objetivos, mensuráveis e observáveis por outras pessoas, como profissionais de saúde.
Sintomas: São subjetivos e sentidos somente pelo paciente, dependendo de suas descrições para serem conhecidos.
--------------
### Sinais Iniciais do Glaucoma: Importância da Detecção Precoce
Introdução
O glaucoma é uma doença ocular silenciosa que pode levar à perda de visão se não for diagnosticada e tratada a tempo. Neste artigo, discutimos dois sinais importantes que podem indicar a presença do glaucoma e a importância de consultas regulares ao oftalmologista.
Sinais do Glaucoma
Existem dois sinais principais que podem indicar a presença de glaucoma:
1. Pressão Ocular Elevada
- Quando vamos ao oftalmologista, uma das medidas realizadas é a da pressão ocular.
- O valor de risco é superior a 21 mm Hg. Se a pressão em cada olho estiver acima de 21 mm Hg, isso indica uma pressão elevada, que é um dos principais fatores de risco para o glaucoma.
- Pessoas com pressão ocular elevada têm uma chance maior de desenvolver a doença.
2. Alterações no Nervo Óptico
- Durante o exame de fundo de olho, o oftalmologista avalia especialmente a área do nervo óptico.
- Um sinal preocupante é a presença de uma escavação grande no nervo óptico, que se caracteriza por uma área pálida e branca onde não há fibras nervosas.
- Quando a escavação é desproporcionalmente grande em relação ao tamanho do nervo, isso pode indicar a presença de glaucoma.
Conclusão
A pressão ocular elevada e as alterações no nervo óptico são sinais que devem ser monitorados de perto por um oftalmologista. Consultas regulares são essenciais para a detecção precoce do glaucoma e para a prevenção da progressão da doença. Se você apresenta qualquer um desses sinais ou possui histórico familiar de glaucoma, agende uma consulta com um oftalmologista. ------ Dados: DOI: 10.17795/semj39053 DOI: 10.4172/2155-9570.1000764 DOI: 10.1056/NEJMra1603290 "Signs and Symptoms: What's the Difference?" - American Academy of Family Physicians (AAFP)
Comments