top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritormktclinicadoolho

Uso de Corticoides e Efeitos Colaterais Oculares

Atualizado: 4 de jul.

Se você usa corticoides, este artigo é para você. Os corticoides, como a prednisona, são frequentemente utilizados para controlar condições inflamatórias, como o lúpus. Embora esses medicamentos sejam eficazes como anti-inflamatórios, eles podem provocar efeitos colaterais significativos nos olhos, como catarata e glaucoma.



Corticoides e Inflamação

Os corticoides, como a prednisona, são anti-inflamatórios hormonais utilizados para reduzir a inflamação em diversas condições médicas. No caso do lúpus, um distúrbio autoimune inflamatório, a prednisona ajuda a controlar a inflamação e a prevenir danos aos tecidos.


Efeitos Colaterais Oculares dos Corticoides


No entanto, o uso prolongado de corticoides pode levar a efeitos colaterais graves nos olhos. Entre os mais comuns estão a catarata e o glaucoma. Hoje, atendi uma paciente que apresentava uma queixa de algo estranho na visão. A medida da visão estava perfeitamente normal, mas após dilatar a pupila, conseguimos identificar uma catarata do tipo subcapsular posterior central, que é frequentemente associada ao uso de corticoides.


Diagnóstico e Prevenção


Para evitar esses problemas, é crucial seguir as recomendações médicas quanto ao uso de corticoides e realizar avaliações oftalmológicas regulares. Se você sentir qualquer alteração na sua visão, procure um oftalmologista para um diagnóstico adequado. A boa notícia é que, ao interromper o uso de corticoides e substituí-los por outros medicamentos anti-inflamatórios, a progressão da catarata pode ser estabilizada e revertida através de cirurgia. A pressão ocular elevada também pode ser controlada e normalizada, às vezes com o uso temporário de colírios.


Conclusão


Se você tem dúvidas sobre este tema, deixe um comentário. Nossa equipe está aqui para ajudar a esclarecer suas preocupações e fornecer o melhor cuidado para a saúde dos seus olhos.


Referência:

DOI: [10.1155/2015/638254](https://doi.org/10.1155/2015/638254)

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page