O glaucoma pode ser dividido em dois tipos: ângulo aberto ou ângulo fechado. Saber qual é o tipo de ângulo é fundamental pois vai modificar inteiramente a avaliação médica e o tratamento do #glaucoma.
A pressão ocular é fruto do equilíbrio entre a produção do líquido e de sua drenagem. Imagine uma torneira aberta, dando pressão, e um ralo drenando esta pressão. O que dizemos em relação ao ângulo aberto ou fechado é em relação ao acesso ao ralo, ele pode ser amplo, situação normal e pode ser fechado. Entre uma e outra condição existe o ângulo estreito, condição na qual o acesso ao ralo está parcialmente aberto.
Quando durante o exame o médico percebe o #ânguloFechado ou estreito é fundamental que se procedam cuidados extras e muitas vezes a dilatação da pupila pode ser adiada até que se crie condições de a iria não ocluir totalmente o ângulo de drenagem.
No glaucoma de ângulo fechado devido ao movimento da íris com sua dilatação a noite ou em condições de baixa luz existem momentos de bloqueio do ralo de drenagem e seu consequente aumento da #PressãoOcular. Neste caso a pessoa sente uma certa dor, ela pode perceber halos em torno das lâmpadas.
No glaucoma de ângulo aberto, correspondente a maioria absoluta dos casos, o acesso ao ralo de drenagem se encontra desobstruído e geralmente não há #sintomas. Eu já falei sobre cada tipo de glaucoma especificamente em artigos anteriores.
Nas duas condições o tratamento inicial pode ser feito com laser, para o glaucoma de ângulo aberto modernamente utilizamos a #trabeculoplastia seletiva a laser e para o ângulo fechado podemos utilizar os procedimentos de #iridotomia a laser e de #iridoplastia a #laser. Em muitos casos o glaucoma de ângulo fechado pode se apresentar como uma #urgência médica.
Consulte seu médico #oftalmologista.
A visão é o sentido mais importante do ser humano.
Um grande abraço e até a próxima.
Honassys Rocha
Comments