caps

Você sabe o que é Capsulotomia?

Você sabe o que é capsulotomia?
Capsulotomia é a criação de uma janela na cápsula posterior do cristalino feito artificialmente por laser ou por cirurgia incisional.
O objetivo da capsulotomia é fazer a luz penetrar no olho normalmente e, portanto, o paciente deve ter uma visão melhor
algumas horas após o procedimento.

O processo de turbidez desta cápsula começa logo após a cirurgia de catarata. As células restantes do cristalino com catarata
acabam se multiplicando atrás da lente intraocular por causa de sua fisiologia normal e a multiplicação celular contínua.
Como a lente natural não existe mais, essas células causam turbidez em sua cápsula. Portanto, para o paciente apresentar turbidez em sua cápsula, é necessário que ele tenha feito uma cirurgia de catarata anteriormente.

Na maioria das vezes durante a cirurgia de catarata uma lente artificial é implantada na lente intraocular. Nos últimos anos, várias lentes surgiram com um design de ponta diferente com o objetivo de reduzir a migração e multiplicação dessas células do cristalino para a área central da cápsula. Na verdade, isso reduziu a possibilidade de turbidez da cápsula.

Este procedimento cirúrgico, capsulotomia, geralmente é realizado a laser e é minimamente invasivo. Quase todos os casos são bem-sucedidos.
Para um médico treinado, é uma técnica de cirurgia a laser relativamente simples. Por outro lado, alguns cuidados devem ser tomados a fim de garantir o sucesso do procedimento.

O uso da menor energia do laser possível. O uso de colírio após cirurgia a laser de forma adequada pelo paciente. O atendimento aos acompanhamentos e comunicação com o médico sobre qualquer eventual desfoque de visão que pode ocorrer algumas semanas após a cirurgia a laser.

Um cuidado extra que eu tomo ao realizar este procedimento é o uso de uma lente especial. Isso não só fornece maior precisão durante a aplicação do laser mas também oferece proteção da lente intraocular existente. Assim, na prática, preciso de menos energia e os tiros são feitos exclusivamente na cápsula sendo fotos extremamente raras diretamente na lente cristalina.

Uma das razões mais raras para turvação visual após algumas semanas realizando este tipo de cirurgia a laser é um edema na parte inferior do olho. Este edema, mesmo que não tratado, geralmente evolui para sua resolução espontânea.
Mas existem exceções.

A visão é o sentido mais importante do ser humano.
Um grande abraço e até a próxima.


Quer saber mais ? Clique AQUI e assista ao vídeo na integra no nosso canal no YouTube.


Texto retirado a partir do conteúdo gravado por Dr. Honassys R. Rocha Silva no canal da Clínica do Olho, no YouTube.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp