probelmas de visão comuns em idosos

3 problemas de visão comuns em idosos

A chegada da terceira idade é acompanhada por alguns problemas de visão comuns em idosos. O envelhecimento reduz a acuidade visual e dificulta tarefas simples, como ler o jornal, cozinhar ou dirigir. Os problemas são muitos e podem causar a perda parcial ou total da visão, alterações do campo visual. Dai podem surgir manchas, pontos luminosos, turvações, distorções da visão de objetos, dentre outros. Em geral, os distúrbios visuais que ocorrem em um olho são devido a problemas que vão desde a córnea até a retina e o nervo óptico. Já a redução visual nos dois olhos pode ser originada em função de alguma doença no corpo, no olho ou no cérebro, por exemplo. Neste post, abordaremos os 3 problemas mais comuns que afetam a visão dos idosos e suas características. Acompanhe!

1. Vista cansada — Presbiopia

A vista cansada ou Presbiopia pode atingir pessoas a partir dos 40 anos de idade e caracteriza-se pela redução da qualidade visual para enxergar objetos próximos, sobretudo em locais com pouca luz. Ler um jornal ou um livro se torna uma atividade complicada. A pessoa com vista cansada percebe as letras desfocadas e precisa afastar o objeto para conseguir interpretar. Além disso, elas apresentam dores de cabeça e fadiga na visão. O tratamento é feito por meio do uso de óculos de grau ou lentes de contato. Com o passar da idade, a presbiopia se associa com o excesso de pele na região dos olhos e ocorre uma alteração estética nesta área. Caso isto ocorra uma blefaroplastia pode ser indicada. Trata-se do lifting de pálpebras superior ou inferior, que corrige o defeito com eficiência, sem cortes e nem pontos.

2. Glaucoma

Trata-se de uma doença que provoca alterações no nervo óptico e pode levar a um dano permanente das fibras nervosas, ou seja, a perda da visão. Pode ser provocada por um aumento da pressão ocular ou uma variação sanguínea na cabeça do nervo óptico. Frequentemente é assintomática, a pessoa vai perdendo a visão periférica gradualmente, até a cegueira total. O diagnóstico é realizado por meio de exames clínicos e complementares e deve ser feito rotineiramente a partir dos 40 anos, quando existir histórico familiar da doença, miopia, hipermetropia, enxaqueca, afrodescendência  dentre outros fatores de risco. Como esta é uma doença que se torna cada vez mais frequente com a idade, a avaliação oftalmológica anual é de fundamental importância a partir dos 60 anos de idade. Nesse caso, o tratamento busca estabilizar a pressão ocular, facilitando a entrada de sangue no olho; pode ser feito com o uso de colírios ou por meio de aplicações a laser, desde o principio da doença. O uso de laser tem sido associado a melhor qualidade de vida do paciente com glaucoma.

3. Catarata

Considerada como um dos principais problemas de visão comuns em idosos, a catarata pode aparecer após os 50 anos e é caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino, que fica opaco e provoca uma redução progressiva na nitidez das imagens. Casos menos frequentes ocorrem antes dessa idade. Essa doença surge naturalmente, mas pode ser motivada por outras condições associadas, como a diabetes. No tratamento, é realizada uma cirurgia para a remoção da lente turva do olho, ou seja, ela é substituída por uma lente artificial, conhecida como Implante de Lente Intraocular. Além de deixar a visão mais clara, a cirurgia de catarata com implante de lente está associada a redução da pressão intra-ocular nas pessoas com catarata do tipo intumescente e redução ou eliminação da necessidade de óculos. Nesse conteúdo, conhecemos um pouco mais sobre alguns dos principais problemas de visão comuns em idosos. Logo, é importante discutir com o seu médico para saber qual a frequência ideal para realizar os exames de rotina. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica do Olho – Clínica Oftalmológica em Salvador!