1

Jato de Plasma em Oftalmologia

Hoje eu vou conversar contigo a respeito de uma tecnologia que é muito promissora em oftalmologia, que é o jato de plasma.

Essa tecnologia do jato de plasma, eu conheci na Irlanda em 2018, quando eu fui fazer minha apresentação sobre tomografia de coerência óptica. E o dentista italiano chamado Fabrício Bonutti nos apresentou uma tecnologia que para mim era então desconhecida que é o jato de plasma e hoje 2021, eu fico muito feliz, quando eu vejo muitos colegas passando a utilizar essa tecnologia sobretudo no campo da estética.

E a seguir eu vou mostrar um exemplo de uso dessa tecnologia em favor daquele paciente que tem algumas lesões na pálpebra ou na sua membrana conjuntival, que é essa membrana que recobre a parte branca dos olhos e a parte interna das pálpebras. Então, aqui eu vou mostrar o caso clinico. Essa foto é a própria paciente ela me entregou, é uma foto antiga dessa paciente. A gente não tinha intenção princípio de publicar esse caso. Então não temos o nosso registro em alta resolução, mas a gente ver aqui esse tumor verrucoso próximo ao ponto de ponto lacrimal da pálpebra de baixo, a pálpebras inferior, e aí nós aplicamos o jato de plasma na lesão retiramos a grande parte desse tumor e no seu pedículo, na conjuntiva que cobre essa parte aqui da pálpebra, aí nós aplicamos o jato de plasma nesse pedículo. Aqui a imagem logo no dia seguinte a aplicação do jato de plasma. Vou colocar outra imagem pra a gente ver essa área em detalhes que a área do ponto lacrimal inferior e a gente vê esse ponto inferior completamente livre.

O jato de plasma é conhecido como a quarta matéria e é uma tecnologia que eu entendo que ela veio para ficar para nos ajudar em oftalmologia a beneficiarmos os nossos pacientes que a gente atende no dia a dia. Essa é uma das aplicações. Esta é uma das aplicações, essa é uma forma relativamente simples de fazer o tratamento para o médico treinado, é extremamente simples de ser feita e não entenda o simples como algo desprovido de valor, pelo contrário e tem muito valor. Simples pelo fato de o profissional ter um treinamento em específico para essa técnica.

Lembre-se de consultar o seu médico oftalmologista para uma opinião a respeito da indicação cirúrgica.

Eu sou Honassys Rocha Silva, autor do livro “Como cuidar do glaucoma”. Se você gostou desse conteúdo curta e compartilhe para alguém que vai se beneficiar deste conhecimento.

A visão é o sentido mais importante do ser humano. Um grande abraço e até a próxima!              

Quer saber mais ? Clique AQUI e assista ao vídeo na integra no nosso canal no YouTube.

Texto retirado a partir do conteúdo gravado por Dr. Honassys R. Rocha Silva no canal da Clínica do Olho, no YouTube.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp