check-up oftalmológico

A importância do check-up oftalmológico

Com a correria do dia a dia, a falta de tempo é a resposta mais frequente das pessoas que não possuem o hábito de realizar consultas médicas periódicas. Assim como os preventivos ginecológico e cardiológico, também é importante realizarmos o check-up oftalmológico. Você já fez o seu? Sabe quais são os benefícios que esse check-up pode oferecer a você? Continue a leitura para entender a importância desse exame periódico.

Por que preciso realizar um check-up oftalmológico?

A oftalmologia é uma especialidade médica que, geralmente, só é lembrada quando há um problema grave nos olhos ou pela necessidade de se confeccionarem novos óculos de grau. Essa é uma realidade que explica a estimativa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que entre 60% a 80% dos casos de cegueira no Brasil poderiam ser evitados se os devidos tratamentos fossem realizados e se houvesse um diagnóstico precoce. Além disso, estamos expostos a mais de 3.000 tipos de doenças oculares, e, na maioria dos casos, elas não são diagnosticadas em uma consulta para avaliação de grau. Por isso, assim como qualquer especialidade médica, é importante consultar-se regularmente com seu médico. Se os números anteriores ainda não são suficientes para você começar a pensar diferente, irei mencionar abaixo 3 fatos reais que comprovam a necessidade desse check-up:
  1. O glaucoma, uma condição provocada pela dificuldade de nutrição sanguínea, fruto da desproporção da pressão arterial com a pressão intraocular, é uma doença usualmente silenciosa. Isso porque não apresenta sintomas na fase inicial, e, quando estes se manifestam, o quadro já é irreversível;
  2. a maioria das mudanças que ocorrem em nossa visão não é percebida por nós. Geralmente, não identificamos a necessidade do uso de óculos e lentes ou não percebemos que houve uma evolução da patologia;
  3. existem várias doenças que podem ser diagnosticadas pelo exame de vista, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, colesterol alto, desequilíbrio hormonal e tumor cerebral.
Imagino que agora você esteja convencido sobre a importância da prevenção. O ideal é que você defina uma época do ano para se consultar com os seus médicos. As crianças precisam ter a 1ª avaliação ainda na maternidade, quando realizam o teste do olhinho, e, depois, antes de completarem 1 ano de idade. Caso não sejam detectados problemas, a frequência passa a ser anual, sendo mantida essa recorrência na vida adulta.

Quais exames são realizados durante o check-up?

Esse check-up contempla os exames de acuidade visual, refração, motilidade ocular, senso cromático, reflexo pupilar, biomicroscopia, gonioscopia, tonometria e exame do fundo de olho. Outro importante exame que pode ser realizado é a tomografia de coerência óptica (OCT). Esse exame permite a visualização detalhada da retina e do nervo óptico e também pode ser utilizado para realizar cortes ópticos seccionais da estrutura da retina. Através do OCT, é possível identificar sinais de retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), buraco macular e edema na retina. Além disso, auxilia no diagnóstico do glaucoma e é um importante aliado no controle da sua progressão. Depois de ler todas essas informações, entendeu a importância do check-up oftalmológico? Não perca tempo, marque a sua consulta com um oftalmologista e mantenha uma regularidade. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica do Olho – Clínica Oftalmológica em Salvador!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp