causas da cegueira

As principais causas da cegueira

A cegueira é caracterizada pela perda total ou parcial da visão ou seu campo visual, em que a pessoa não enxerga ou tem dificuldade em definir objetos. Entre as principais causas da cegueira, destacam-se o glaucoma, a catarata, a diabetes, entre outros. A condição pode ser diagnosticada após o nascimento ou surgir ao longo da vida. Grande parte dessas doenças é evitada com exames oftalmológicos regulares. Além disso, a cegueira pode ser transitória, quando a perda da visão ocorre em um intervalo específico de tempo, ou definitiva, quando a condição é irreversível. Neste post, saberemos um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!

Como identificar as causas da cegueira

A seguir, destacamos os problemas que mais causam a cegueira, bem como os sintomas, diagnóstico e tratamento.

Glaucoma

Trata-se de uma doença progressiva, caracterizada pelo aumento da pressão ocular, provocando a morte das células do nervo óptico. Nos casos em que há algum tipo de manifestação, os sintomas incluem dor de cabeça e nos olhos, visão turva, náuseas, perda progressiva da visão e cegueira; algumas pessoas podem acordar com sensação de peso nos olhos ou uma dor frontal semelhante a dor de cabeça no meio da noite. Geralmente, a doença está associada ao envelhecimento, porém, pode ser diagnosticada desde o nascimento. Nesta condição a doença pode ser diagnosticada por meio do teste de olhinho. O glaucoma congênito ocorre em virtude de alterações anatômicas no interior do olho, causando um aumento da pressão no olho. A prevenção é realizada por exames de rotina e medição da pressão ocular. Para o tratamento, é indicado o uso de colírios ou aplicação a laser para diminuir a pressão e evitar o desenvolvimento do glaucoma. Na condição do glaucoma congênito, o tratamento principal é cirúrgico.

Catarata

A catarata também provoca cegueira e ocorre devido ao envelhecimento do cristalino do olho. Seus sintomas incluem vista embaçada, alteração na percepção das cores, sensibilidade à luz e perda progressiva da visão. Além do envelhecimento, a catarata pode ser causada também pelo uso de medicamentos, diabetes, alguma pancada no olho ou pela catarata congênita. Existem outras causas menos frequentes. A condição pode ser corrigida por meio de procedimentos cirúrgicos, através da extração da catarata e implante de uma lente artificial, conhecida como Implante de Lente Intraocular (LIO).

Diabetes

Um dos agravamentos da diabetes é a retinopatia diabética, que ocorre quando a taxa glicêmica não é controlada, resultando em altas concentrações de glicose no sangue. Esse quadro pode provocar alterações na retina e nos vasos sanguíneos de todo o corpo, inclusive os oculares. Curiosamente, o fundo do olho é a unica área do corpo humano que pode ser visualizada diretamente, sendo representativa da circulação de outras partes do corpo. Por isso, além do médico oftalmologista, especialistas de outras áreas como cardiologia, neurologia, endocrinologia e clinica médica também o examinam. Os sintomas incluem o surgimento de manchas negras na visão, confusão em identificar cores, visão embaçada e cegueira, quando não tratada. A prevenção é feita pelo controle nos níveis de glicose no sangue e por consultas regulares ao oftalmologista, bem como o especialista que cuida da diabetes em geral (clinico, endocrinologista)

Degeneração da retina relacionada a idade (degeneração macular senil)

A degeneração é provocada pelo envelhecimento acelerado da retina, causando perda progressiva da visão e pode estar relacionada à idade, sobretudo, quando a pessoa possui histórico familiar da doença, é tabagista ou apresenta deficiências nutricionais. A prevenção se dá a partir dos fatores de risco da doença. Sendo assim, é indicada uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Além disso, recomenda-se evitar a exposição contínua à luz ultravioleta. O tratamento varia conforme o grau de comprometimento da visão e pode ser feito por meio de cirurgia ou pelo uso de medicamentos orais ou colírios. Aqui, apresentamos as principais causas da cegueira, seus sintomas e formas de tratamento. Portanto, esteja atento a qualquer alteração na visão e procure um médico para iniciar os cuidados o quanto antes. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica do Olho – Clínica Oftalmológica em Salvador!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp